sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bascos e Catalães vaiam Rei e Hino Nacional durante final da Copa do Rei da Espanha

Os temores dos organizadores da final da Copa do Rei, de que os torcedores poderiam vaiar o Rei e ao mesmo tempo o hino espanhol, se confirmaram. Milhares de apitos foram soados enquanto os jogadores estavam formados para a execução. Mas quem acompanhou o jogo pela TV não pode assistir à atitude dos torcedores de Athletic de Bilbao e Barcelona, já que o canal (estatal) espanhol responsável pela transmissão não mostrou esse momento.

Ao longo da semana, grupos separatistas bascos e catalães fizeram campanhas discutindo violencia contra a autonomia dos povos praticada pelos governos da Espanha e pedindo que as pessoas participassem da grande vaia ao hino espanhol, ao Rei e toda a sua Corte no estádio Mestalla, em Valência. Os dois grupos querem que suas regiões se tornem autonomas e independentes de Espanha e França. No momento da execução, a televisão fez uma conexão para mostrar como estavam os torcedores nas cidades de Bilbao e de Barcelona.

Em comunicado emitido pelo canal TVE, responsável pela transmissão, explicou que não houve imagens “por um erro humano”. O locutor do canal se desculpou com o público e, durante o intervalo, foram mostradas imagens de alguns poucos torcedores que se comportaram durante o acontecimento. O caso culminou na demissão do chefe de Esportes da TVE, Julián Reyes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário