quinta-feira, 2 de abril de 2009

[Grécia] Seqüência de ocupações universitárias em um ambiente eufórico!



Date Wed, 1 Apr 2009 17:34:49 +0200 (CEST)



[A decisão das autoridades acadêmicas de desalojar a ocupação e oescritório do Decanato em Tessalônica tem dado lugar a uma sucessão deocupações de escritórios administrativos universitários em toda a Grécia,nesta terça-feira (31). Ao mesmo tempo, manifestações paralisaram Atenasnos últimos dias antes da greve geral de quinta-feira (2).]




A decisão do Decano da universidade de Aristóteles de Tessalônica,Manthos, de desalojar os ?estudantes e radicais? que ocupavam osescritórios administrativos da universidade, cancelando de imediato todosos contratos e subcontratos da universidade com as companhias de limpezaque se solidarizavam com K. Kouneya e a luta dos limpadores, recebeu oapoio dos meios conservadores como uma dura medida contra o aumento daconscientização social. No início desta semana o Decano conclamou osacadêmicos para uma contramanifestação (contra a ocupação), que não obteveapoio nenhum. Pelo contrário, dezenas de acadêmicos declararam apoio àcausa da ocupação. A reunião convocada pelo Decano no dia 31 de janeiropara discutir a ocupação teve de ser interrompida graças à movimentaçãodos estudantes, que acabaram com o discurso do Decano quando um ovo?aterrizou? no mesmo!




Além disso, as ameaças de aumentar o amparo acadêmico (com a desculpa deque estava sendo violado pela ocupação, truque sujo e sem precedentes queservirá para maior repressão), e permitir a entrada das forçasanti-distúrbios no campus universitário em caso da ocupação não serdissolvida na terça-feira (31) ao meio-dia, resultou em uma intensacampanha de ocupações de decanatos universitários em todo o país. Ocuparamescritórios na Universidade de Atenas, um edifício situado no centro dacidade. Lá se colou um cartaz onde se lia: ? A favor das ocupações!?. Demaneira similar, foram ocupadas a Universidade de Ciências Sociais Panteãode Atenas, e de Patras, exigindo um fim imediato dos subcontratos e orespeito e apoio às ocupações como meio de luta.




Nas últimas semanas, as autoridades de ambas universidades (Atenas eTessalônica), lançaram ataques aos Centros Sociais Ocupado, exigindo umainvestigação sobre o estado dos edifícios ocupados e medidas legais contraos proprietários que não desalojassem os ocupas. Tanto em Atenas, quantoem Tessalônica, são lares de dezenas de ocupas, uma ?pedra no sapato? para o Estado.




O sucesso nos campi, foi conseguido no momento em que o Estado grego eseus lacaios estão propondo uma marcha com todo o seu arsenalpropagandístico e truques baratos sob o jugo da ?legalidade? para frearas organizações sociais que estão ocorrendo em todo o país para a grevegeral, proposta para o dia 2 de abril.




Uma grande tensão paira no ar, sobre todo o país, especialmente com aalusão de ataques contra o Estado e o capital. Em Atenas, e Tessalônica,foram alvos de ataques cinco bancos, uma concessionária, muitos veículosestatais e diplomáticos na capital grega, já em Tessalônica, um ataquesimultâneo ocorreu com bombas de gás. No centro de Atenas, escritórios dosministérios e do primeiro ministro do governo foram acertados, dando lugarao cerco policial nas ruas principais.




Ao mesmo tempo, é muito grande o conflito com as questões trabalhistas,exatamente agora com a mobilização para uma greve geral, camponeses,tecelões, tomaram Atenas em 31 de janeiro. Centenas de trabalhadores dasfábricas têxteis de Lanaras estão acampados ao redor do Ministério daEconomia desde segunda-feira (30) exigindo uma intervenção do Estado anteao colapso da indústria e garantia do recebimento de salário de dezenas deoperários. Ano passado, movimentações por parte dos trabalhadores deLanaras, terminaram em enfrentamentos violentos nos arredores da PraçaSyntagma.




Também, outros trabalhadores se reuniram em frente ao Ministério daAgricultura e marcharam até o Parlamento exigindo apoio à causa agrária.Horas antes, os trabalhadores conseguiram intervir em frente ao carro doministro da agricultura, dando lugar a uma violenta intervenção das forçasanti-distúrbios.




Tradução > Palomilla Negraagência de notícias anarquistas-ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário