segunda-feira, 13 de abril de 2009

Desventuras de um fanfarrão

Não que a coisa em si fosse brilhante, ou que ele nunca houvesse feito aquilo antes, mas a idéia surgiu como um eco de "eureka" em sua mente: "Mas é claro! Eu sou um gênio!". E antes mesmo do horário em que costuma sair para o trabalho, tomou o rumo para o hospital.
Lá, em cerca de meia hora, nosso herói seria atendido por um entediado clínico geral. Ele perguntaria com um ar pouco interessado: "Qual o problema meu jovem?" - ao que o nosso protagonista retrucaria: "Diarréia doutor!" - encarnando um personagem que não come ou dorme por cerca de uma semana. Depois de responder negativamente se houve vômito, febre, tonteiras, sudorese excessiva, dentre outras complicações mais graves, o lânguido médico concluiria: "É uma virose. Repouse por dois dias e, se não houver melhora, volte a me procurar" enquanto assinava o tão almejado atestado médico que livraria o nosso aventureiro urbano do expediente naquele fatídico dia. Ou pelo menos assim se fez, na sua surpreendentemente leve e otimista expectativa, leve e otimista demais para uma cidade como Belo Horizonte.
Chegando lá a coisa se arrastou por mais tempo do que o esperado. Inicialmente por conta do próprio desleixo do falso doente, depois, em função de algum senso de justiça inerente à natureza das coisas, ou, se preferirmos, por puro azar mesmo. No saguão de triagem do pronto-socorro acabou por perder o chamado da sua senha enquanto jogava paciência no celular e, à porta do consultório médico, com seu atípico bom humor de enfermo, conseguiu puxar conversa com um médico e com uma enfermeira que, essa sim, estava acabada de tanto vomitar e esperava atendimento, ironicamete, no mesmo hospital que a adoentou.
Já no interior do pequenino consultório em que iniciou-se o atendimento, a inesperada atenção dada pela médica ao nosso inocente impostor deu asas à sua imaginação. O cuidado quase materno da doutora inspirou o coitado a vitimizar-se a tal ponto que, em alguns minutos, estava ele numa maca de observação tentando convencer o enfermeiro de que ele não necessitava de injeção de soro alguma.
No fim das contas, tratou de garimpar pequenas diversões no ambiente hospitalar, feito de gente aflita e sofrida por um lado, acelerada e concentrada de outro. Enquanto seu corpo drenava duas bolsas de meio litro de soro por uma veia do braço direito, reparou como os enfermeiros encarnavam ora policias do Choque, ora missionários da Cruz Vermelha ao transitarem por aqueles corredores apinhados de doentes. E como os médicos, ao tentar acalmar os pacientes, só faziam confundí-los ainda mais com meia dúzia daqueles nomes científicos a cada frase que proferiam.
Passados cerca de hora e meia desde que o deitaram na maca, tempo necessário para o seu inútil hemograma de urgência ficar pronto, se dirigiu para a saída munido do caríssimo atestado médico que, compensatóriamente, o livraria também do dia seguinte no trabalho. E foi enquanto fazia as contas do quanto o seu plano de saúde o cobraria por aquela audácia que ele estatelou em frente ao caixa do estacionamento: "Vinte e um reais?! Não é possível, você deve estar enganada!" - e a fria calma da boa funcionária: "Foram mais de três horas e meia senhor, a nossa tabela está bem ali."
"Nunca mais! Não vale a pena!" praguejava em voz alta e pressionava o curativo no braço picado de agulha o nosso desbravador dos tediosos perigos urbanos enquanto dirigia de volta para casa. "Da próxima vez a minha mãe saiu com a minha cópia da chave e eu fiquei preso dentro de casa! 'Eu moro no quinto andar chefe! Não dá pra pular!'... Será que ele vai se lembrar que eu moro no primeiro?"

4 comentários:

  1. Do caralho!

    É, felizmente o mundo não se restringe a um bando de mumias correndo pra chegar cedo ao trabalho!

    Existe vida pensante no mundo!

    ResponderExcluir
  2. Vagabundo!

    É por causa de coisas assim, que só reforçam o estereotipo da preguiça, do brasileiro preguiçoso, que este país está desse jeito...

    Lamentavel!

    ResponderExcluir
  3. Lamentável e doido ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  4. como dizia nosso grande amigo e poeta "Coquinho"

    "Eu não nasci pra trabalho
    eu nao nasci pra sofrer..."

    ResponderExcluir