sábado, 28 de fevereiro de 2009

NOTA DA DIREÇÃO ESTADUAL DO MST EM PERNAMBUCO

No ultimo sábado, dia 21, quatro (4) pistoleiros foram mortos quando tentaram invadir o acampamento Consulta e assassinar o companheiro. O conflito na região vem ocorrendo desde abril de 2000, quando as fazendas Consulta e Jabuticaba foram ocupadas. De lá para cá foram vários despejos realizado pela policia militar e ameaça permanente por parte de pistoleiros e milícias armadas.

Infelizmente até hoje o INCRA, mesmo classificando as propriedades como improdutivas, não conseguiu a desapropriação das áreas, pois houve manipulação dos registros de imóveis no cartório e a fazenda Consulta foi subdividida enquanto tramitava o processo de desapropriação.

Em 2007, o conflito na região chegou a um nível bastante tenso, quando depois do cumprimento de mais uma reintegração de posse na fazenda Jabuticaba, o proprietário, contratou capangas e máquinas agrícolas para destruir mais de 120 há de lavoura das famílias acampadas.

Na ultima quinta feira, com um efetivo de 300 policiais, a Policia Militar realiza mais um despejo, simultaneamente nas duas fazendas. As famílias saem, sem resistência e acampam ao lado das fazendas, como sempre fizeram nestes oito anos de lutas pela desapropriação das áreas. Como já é de rotina, as famílias, se preparam para ocupar novamente as duas áreas, já que lá construíram suas vidas e seu sustento
Mas logo depois do despejo as famílias do acampamento Jabuticaba passam a ser sistematicamente ameaçadas. O Sr Estermilton Guedes, um dos herdeiros da fazenda jabuticaba, contrata uma milícia de pistoleiros (conforme mostrado em foto em anexo) para ameaçar as famílias e proteger a fazenda.

Sábado pela manha, as famílias reocuparam a fazenda Jabuticaba e imediatamente, sofreram as ameaças e tentativa de massacre por parte dos pistoleiros, que chegaram com muita violência (conforme fotos em Anexo). Foi solicitado apoio policial, que esteve no local e impediu que houvesse ali um massacre contra as famílias Sem Terra. Com a chegada da policia, quatro pistoleiro ficaram em um bar da Vila Monte Alegre, um povoado próximo do acampamento.

Com a saída da policia, dois companheiros saíram de moto para informar as famílias do acampamento da Consulta do ocorrido. Quando passaram pelo bar, os quatro pistoleiros, em três motos, começaram, a persegui-los. Neste momento as famílias do acampamento Consulta já estavam em alerta. Poucos segundo depois que os dois companheiros entraram no acampamento (um deles era o Aluciano), as três motos invadem o acampamento, e os pistoleiros passam a agredir com tapas Aluciano, que caiu no chão. Quando um deles ia matar Aluciano os acampados reagiram em defesa da vida de Aluciano e das famílias acampadas. Tudo isso foi, acompanhado e filmado por policias, contratado pelo dono da fazenda Consulta para fazer segurança do latifúndio.

Resultado, os quatro pistoleiros morreram e um trabalhador foi baleado. A coordenação do acampamento convocou a policia para denunciar a tentativa de massacre contra o Acampamento. Ao chegar no acampamento a policia prendeu o companheiro Aluciano e um trabalhador, seu Paulo, de 64 anos.

Hoje, as famílias acampadas estão sobre ameaça permanente, por parte da milícia armada da região. Estamos solicitando de imediato a garantia de vida para as famílias acampadas e a desapropriação das duas fazendas.

Caruaru, 23 de fevereiro de 2009.
Direção Estadual do MST-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário